-
Arquitetos: Spyros Tzinieris Architects
- Ano: 2019
-
Fotografias:Pygmalion Karatzas
-
Fabricantes: ALUMINCO, Alba Plus- Stosa Cucine, AutoDesk, BERLING SA, Batsakis glass, Durostick, Holcim, Ideal Standard, Legrand, Sika
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na aldeia de Vresthena, Lacônia, um povoado na montanha de Parnonas, a 800 metros de elevação, as intervenções no edifício datado de 1960-1980 - geralmente sem quaisquer características arquitetônicas notáveis - constituem a continuidade funcional e morfológica dos edifícios de pedra mais antigos. No entanto, as intervenções modernas devem ser consistentes com sua integração nos novos requisitos, usos e formas de assentamento, sem sentimento mimético que reproduzisse características que não dão destaque àquela localização particular e às suas qualidades.
Aproveitando ao máximo estas características de qualidade do edifício existente (estrutura de pedra) e do povoado (desenvolvimento anfiteatral, vegetação densa, etc.), foi formada uma extensão de aço e vidro, a fim de acomodar os espaços de jantar e descanso.
A estrutura de aço distingue claramente a extensão moderna, distancia-se externamente, mas se funde com os elementos da década de 1980 (vigas e colunas de concreto) no interior. A sua malha vai diminuindo gradativamente a altura do edifício existente, deixando o vidro oferecer a transparência necessária ao assentamento e à paisagem envolvente, formando, ao mesmo tempo, um terraço para o piso superior.